https://www.iifym.com/

Home » Património » Faróis

Faróis

 
Mapa - Faróis
 

Farol da Roca – Cabo da Roca

Na segunda metade do século XVIII iniciou-se a instalação de faróis no litoral vizinho de Lisboa, auxiliando o tráfego marítimo costeiro e garantindo a segurança dos navios, nomeadamente na entrada da barra do Tejo. Foi, pois, nesse contexto que em 1772 se ergueu o farol do Cabo da Roca. Este possui diversos anexos térreos e uma torre quadrangular de 22 metros de altura e que se encontra integralmente revestida com azulejos brancos.

C.M.S. – Divisão de Património Histórico-Cultural

Em 1843, segundo uma obra publicada no ano de 1872, pela Impressa Nacional, “Pharoes, Marcas Marítimas, Estações Semaphóricas e Postos Meteorológicos em Portugal”, e quando o Serviço de Faróis já se encontrava sob a alçada do Ministério da Fazenda, foi o farol do Cabo da Roca totalmente remodelado e é então que ele apresenta mais ou menos, o aspecto actual.

Funcionamento com incandescência a petróleo, só a 26 de Outubro de 1896, e já quando os faróis haviam passado a depender de outro departamento governamental, a Marinha, o farol do Cabo da Roca recebeu o benefício da energia eléctrica.

Mais tarde a instalação de um rádio-farol, accionado por 2 motores, cujo alcance de 100 milhas muito aumentou a importância desta ajuda à navegação marítima do Cabo da Roca, tornou-se assim extensiva às aeronaves, vindo aumentar ainda mais o valor da obra implantada em 1772, na ponta mais ocidental do continente Europeu.

Ali, no Cabo da Roca, onde, também se pode dizer que a Terra Acaba e o Mar Começa, uma Vigia, um Forte e um Farol, desempenharam ao longo de várias épocas, cada um à sua maneira, um papel importante na defesa da região, do País e da navegação em geral.

– Localização: Cabo da Roca

– Posição: Latitude 38º 47′ Norte – Longitude 9º 30′ Oeste

– Altitude: 165m

– Estrutura Torre prismática quadrangular com edifícios anexos

– Altura da Torre: 22 m

– Sistema Iluminante: Óptica em cristal, direccional rotativa

– Lâmpada: 100W/120V quartzline

– Luz cor: Branca

– Alcance: 24 km

– Período: 20’

É considerado o mais ventoso de todos os faróis do País.

A subida ao ponto mais alto do Farol faz-se por uma escada em caracol com 88 degraus.

Recolha de Vitalino Cara d’Anjo

O Cabo da Roca está entre os cerca de 800 pontos geográficos espalhados pelo mundo que, desde 1989, têm sido dedicados à Paz, através do programa Sri Chinmoy Peace Blossoms.

Da sua riqueza biológica, no espaço envolvente, sobressai a flora peculiar que ali se encontra, com especial destaque para a armeria pseudoarmeria, planta de flores brancas que se desenvolve nesta região, devido aos ventos dominantes de Norte e de Noroeste, carregados de humidade pela “presença do mar e pela ocorrência de frequentes nevoeiros.”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Farol da Roca - Cabo da Roca (próximo de Azóia)

Farol da Roca Padrão (o ponto mais ocidental da Europa - onde a terra acaba e o mar começa...) 2

[audiotube id=”mXVGaPPFwaQ” time=”no” bar=”no” auto=”yes”] airmaxschuh airmaxschuh

Álbum Fotográfico

Maio 2019
S T Q Q S S D
« Abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031