https://www.iifym.com/

Home » Património » Escolas

Escolas

 
Mapa - Escolas
 
ESCOLA PRIMÁRIA – AZENHAS DO MAR
 
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Criada por Alfredo de Magalhães, então Ministro da Instrução Pública, e pela acção conjunta de uma comissão de melhoramentos local, constituída, entre outros, por Alberto Totta, António Bernardino da Silva, João Alves de Freitas, João Bernardino da Silva, João Augusto Tavares e José Maria Tavares. A construção da escola iniciou-se em 7 de Agosto de 1927 e José Pedro Martins, da Repartição de Construções Escolares do Ministério da Instrução dirigiu os trabalhos técnico.

Preocupações de ordem ideológica e estéticas estão na base da original harmonia que a escadaria que conduz à entrada, animada por um remate semicircular da fachada mais avançada com um conjunto de azulejos, conjugadas com passagens dos Lusíadas e que ilustram dois momentos da história de Portugal. Destaca-se ainda a barra de azulejos de Mário Reis que circunda todo o edifício, com “máximas” de Oliveira Martins, Eça de Queirós, António Feliciano de Castilho, Antero de Quental e João de Deus. A 24 de Junho do ano seguinte, o Presidente da República, General Carmona, inaugurou em grandiosos festejos esta escola.

 

ESCOLA PRIMÁRIA – COLARES
 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Largo D. Nuno Álvares Pereira (junto ao Pelourinho)

A antiga escola primária de Colares foi edificada na alvorada novecentista, segundo projecto de Adães Bermudes e a sua configuração parece, de algum modo, conservar o fóssil planimétrico do paço do bispo Mello e Castro. O seu prospecto é modesto e o arquitecto optou pela aplicação de materiais cerâmicos nos vãos das janelas e portas, sobressaindo, no lado oposto ao torreão, elegante campanário.

Ainda em relação a esta escola, o jornal semanário Correio de Cintra publicou, na sua edição de 25 de Outubro de 1903, a seguinte notícia:

«Como se sabe o fallecido visconde de Monserrate offerecera em tempo o antigo palacio arruinado Albernaz para edificação de uma escola, o que nunca se realizou. O actual visconde continuando a obra generosa de seu fallecido pae não só confirmou a offerta, mas autorisou a demolição das paredes e ofereceu a pedra d’ellas extraida, o que representa um valioso donativo, impondo porem a condição de que a edificação seja simultanea com a demolição. O architecto sr. Bermudes deve vir brevemente a Cintra para tratar d’esta importante obra».

A escola ostenta, por isso, a seguinte lápide evocativa:
O TERRENO
ONDE ESTÁ EDIFICADA ESTA ESCOLA
FOI GENEROSAMENTE OFFERECIDO
PELO
EX: VISCONDE DE MONSERRATE
NO ANNO DE 1903

[audiotube id=”FSJzvn6L7Rs” time=”no” bar=”no” auto=”yes”] nike air max nike air max

Álbum Fotográfico

Maio 2019
S T Q Q S S D
« Abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031