https://www.iifym.com/

Home » Cultura e Recreio » Tuna Euterpe União Penedense – TEUP

Tuna Euterpe União Penedense – TEUP

 
Tuna Euterpe U. Penedense
 

A Tuna Euterpe União Penedense foi fundada em 18 de Outubro de 1925.

TUNA

– Definição dada na época (e ainda hoje), a um grupo de estudantes que vagueiam por diversos lugares dando concertos musicais.

EUTERPE

– Nome dado a uma das nove Musas da Mitologia Grega que presidia à manifestação da música, tendo como símbolo, a flauta dupla.

Segundo a Mitologia, termo pela qual é designada a história fabulosa dos Deuses, dos semideuses e dos heróis da antiguidade grega, as 9 Musas eram filhas de Mnemósine, deusa da memória e de Zeus, o mais proeminente deus dos Gregos.

Estas 9 Musas presidiam às artes liberais: música, história, comédia, tragédia, dança, poesia erótica, arte mímica, astronomia e poesia épica.

Cada uma destas artes, segundo a Mitologia, tem nas musas, a sua fonte inspiradora; assim, para a poesia lírica e música tinha Euterpe, na história Clio, na comédia Talia, na tragédia Melpômene, na dança e canto coral Terpsícore, na poesia erótica Erato, na arte mímica Polímnia, na astronomia Urânia e na poesia épica Calíope.

UNIÃO

– Forte vontade dos Fundadores para que sempre houvesse concórdia entre todos os naturais e habitantes da Aldeia.

PENEDENSE

– Designação dada aos habitantes e naturais do Penedo, antiga e pequena aldeia com características muito próprias, junto a Colares, que D. Afonso Henriques conquistou.

A Colares foi concedido foral por D.Afonso III, em 16 de Maio de 1255, e foral novo por D.Manuel em 10 de Novembro de 1516 tendo sido sede de Concelho até 1855.

“Esta associação de carácter cultural é presidida por uma mulher da terra e, curiosamente, todos os restantes membros da Direcção também o são mulheres.

Lembramos a Importância das Festas em Louvor do Divino Espírito Santo, na aldeia do Penedo, único lugar de Portugal Continental que ainda festeja o Divino com a dignidade e tradição mantidas durante tantos séculos.

Estes festejos foram interrompidos durante 12 anos tendo sido retomados em 1999 por uma Comissão de Festas da Tuna.”

Na sequência destas Festas e conforme a tradição, mesmo que eventualmente não tenham sido efectuadas no ano, a Tuna costuma realizar, no último Domingo de Julho, a Festa dos Capuchos, renovada com celebração de Missa no Convento, onde se reúnem as famílias locais e outros amigos num piquenique campestre, acompanhada com música popular e o apoio de um pequeno bar e quermesse.

“A Tuna Euterpe União Penedense mantém outras actividade culturais durante o ano destacando-se algumas comemorações de datas especiais, como é o caso do Magusto, do Natal e por vezes, também a passagem de Ano.

A dinâmica da Tuna também se completa pela realização de conferências e colóquios.”

In “Roteiro de Colares 2005” e recolha de F.C

[audiotube id=”oR-WBenrxHM” time=”no” bar=”no” auto=”yes”] air max air max

Álbum Fotográfico

Maio 2019
S T Q Q S S D
« Abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031