https://www.iifym.com/

Home » Cultura e Recreio » Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme

Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme

 
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
 

Esta centenária Colectividade, instalada no antigo Teatro José Gomes da Silva, como actividade cultural especialmente dedicada às artes musicais, alberga uma Banda e uma Orquestra Ligeira cujos participantes, normalmente, saem da sua Escola de Música.

Ali desenvolvem a sua vocação o Grupo Musical “Sem Sentido” e o “Trio Pasculli”.

Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme

Esta Banda foi fundada no dia 1 de Janeiro de 1892 com a Designação de Grémio Republicano Musical de Almoçageme.

Foi seu fundador, entre outros, José Gomes da Silva, na intenção de,segundo consta, incrementar a Cultura, ao ponto de ceder as primeiras sedes e fazer a aquisição de grande parte dos instrumentos.

Mais tarde, na década de 40 e por deliberação governamental, foi forçada à eliminação da designação de Grémio Republicano, passando a designar-se Sociedade Recreativa Musical de Almoçageme.

A Banda tem percorrido o Continente e Ilhas, para participar em vários acontecimentos musicais, ora por convite ora por intercâmbio cultural.

Destas deslocações destacamos algumas:

– De 1987 a 1988, fez parte do Festival EDP de Bandas de Música tendo alcançado o 2.º lugar do grupo B, com o regente Sr. Sargento Chefe Guilherme Ferreira Marau;

– Em 1991 foi convidada de honra nas festas do Sr. Santo Cristo em Ponta Delgada, Açores;

– Em 1992, a convite do Comissariado de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha (EXPO’92), participou no Monumental Desfile dos Descobrimentos, integrada na Embaixada da Juventude.

– Em 1998 foi convidada a participar na EXPO’98, por quatro vezes, em vários concertos e desfiles.

Actualmente, a Banda é regida pelo Sr. Tenente João Oliveira.

Orquestra Ligeira

A Orquestra, formada em 1991, actualmente é composta por 22 elementos, com idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos.

A ideia de formar a Orquestra partiu do reconhecimento das preferências musicais dos jovens músicos que constituíam a Banda. No seu historial de actuações regista-se a passagem pelo programa da TVI “Olá Portugal” e pela Festa dos Leões de Portugal.

Escola de Música

Todos os executantes musicais da Banda são produto desta Escola de Música que neste momento, tem no seu seio cerca de 30 jovens aprendizes. Este ensino destina-se aos jovens de Almoçageme e é inteiramente gratuito.

Grupo Musical – Sem Sentido

Este grupo é formado por vários jovens de Almoçageme que criaram um projecto musical com base em temas originais. A Direcção da Colectividade apoiou desde o primeiro momento a iniciativa cedendo as instalações e aparelhos de som. O grupo está prestes a lançar um CD.

Trio Pasculli

Grupo de três jovens instrumentistas de Oboé e Corne Inglês que tocam arranjos para Música de Câmara e Clássica. O Trio Pasculli realiza vários espectáculos por todo o Concelho e é a formação musical mais jovem da Colectividade.

In “Roteiro de Colares 2005”

[audiotube id=”D7meXy1OmdU” time=”no” bar=”no” auto=”yes”] nike air max weiß damen nike air max weiß damen

Álbum Fotográfico

Março 2019
S T Q Q S S D
« Fev    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031